quarta-feira, 10 de abril de 2013

ENTREVISTA COM A AUDITORA ANGELA ALONSO

 
Boa Noite, Mestra,
 
Sou o João Batista, trabalho no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, apesar do assunto "VALIDAÇÃO DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS" PARA EFEITO DE REORGANIZAÇÃO SOCIETÁRIA não pertencer a esfera de meu trabalho, estou junto com meus colegas preparando o seminário.
 
Respostas de
Angela Alonso
Alonso, Barretto & Cia.- Auditores Independentes
 
1. NO SEU ENTENDER, O QUE É VALIDAR UMA DEMONSTRAÇÃO FINANCEIRA?

Validar é tornar válido, confirmar que existe, que é real. Para efeito de reorganização societária, temos preocupação de localizar passivos ocultos e confirmar que os bens pertencem à empresa e estão livres ou não de ônus. Consequentemente, se as receitas representam efetivamente o que é vendido (bens ou serviços) - Super ou subfaturamento -  e se as despesas são reais e fazem parte das operações normais aos negócios - despesas de terceiros ou fictícias ou distribuição disfarçada de lucros.
 
2. QUANTAS DEMONSTRAÇÕES PRECISAM SER VALIDADAS PARA OBTER A SEGURANÇA NOS NÚMEROS - APENAS O BALANÇO PATRIMONIAL E A DRE?
 
Não são as demonstrações que são validadas, e sim as operações. Como o registro sistemático é feito pela Contabilidade, o livro Diário é o que deve conter todas as operações da empresa. Como o Livro Diário é difícil para se trabalhar, usarmos o Razão, que é um formato organizado das operações. Como o Razão resulta em Demonstrativos (Balancetes, Demonstrações Contábeis), enxergamos melhor as operações nesses Demonstrativos. Existem vários: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado, Demonstração do Resultado Abrangente, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração do Fluxo de Caixa, Demonstração do Valor Adicionado, outros Demonstrativos para fins Gerenciais e não esquecendo que as Notas Explicativas são parte integrante das Demonstrações Contábeis.
 
3. ESTÁ CORRETO DIZER QUE VALIDAR UM SALDO DE UMA CONTA DO BALANÇO É TER A CERTEZA DE QUE ELE É ÍNTEGRO, VÁLIDO E SUA COMPOSIÇÃO DEMONSTRA A REALIDADE?
 
Sim, se você conseguir validar 100%. Em Auditoria utilizamos a técnica de amostragem, após avaliação de riscos e de confiabilidade nos controles internos, e afirmamos que "representam adequadamente", pois não podemos afirmar que representam exatamente.
 
4. POR FIM, QUAL A CONTA OU O GRUPO DE CONTAS MAIS SUJEITOS A GRANDES FRAUDES?

Depende da criatividade. Temos visto grandes fraudes em reorganizações societárias e reinvestimento de capital. Temos visto também pagamentos a executivos baseados em "performance" dos negócios, que fazem com que os executivos tentem melhorar os resultados da empresa para, consequentemente, aumentarem seus ganhos pessoais.

As fraudes têm objetivos distintos: para tráfico e lavagem de dinheiro, para recolher menos ao Fisco, para beneficiar pessoas ligadas e outros. Cada objetivo propicia a criação de mecanismos para que esses objetivos sejam atingidos.

Para cada negócio a "validação" precisa primeiro ser focada no negócio. Então, o primeiro passo é conhecer a atividade da empresa, como ela funciona, qual sua estrutura de governança (Jão é uma estrutura única de governança), quais seus controles de segurança (controles internos e contra fraudes) - Jão deve ficar de olho nas suas mercadorias para ninguém pegar sem pagar e isso é um controle - , quais os principais clientes e fornecedores, se há plano de negócios, se há projeções e se são cumpridas, quem são as pessoas-chave da organização ou de cada departamento, quem tem pode de Administração, se a gestão é profissionalizada, e, finalmente, poderão ser identificadas as operações e, consequentemente, as contas mais importantes que deverão ser analisadas. Contas anormais, com saldos anormais ou que representem operações anormais também deverão ser analisadas.
Enfim, tem que entender para poder validar.


Espero ter ajudado e continuo à disposição.
Angela Alonso
Alonso, Barretto & Cia.- Auditores Independentes
www.alonso.com.br
 
 
 
 
 
 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário